domingo, 13 de junho de 2010

O CONCEITO DE SISTEMA DINÂMICO

Para entender o que seja um sistema dinâmico, vá na definição específica do termo.
  1. Em matemática, mais especificamente na Álgebra Linear, um SISTEMA é definido como sendo um conjunto de uma ou mais equações envolvendo o mesmo conjunto de variáveis. Estas equações podem ser lineares ou não, e essa característica definirá o sistema como linear ou não-linear.
  2. Por DINÂMICO entendemos algo que por si só, evolui ao longo do tempo

Junte as duas definições e entenda então o que é um sistema dinâmico. Trata-se de um conjunto de equações (lineares ou não), envolvendo o mesmo conjunto de variáveis, que sofre uma determinada evolução ao longo do tempo.


Neste blog, trabalharemos com sistemas discretos. Ou seja, o tempo será observado em pontos específicos, e não continuamente. No entanto, o entendimento de tais sistemas para a condição discreta lhe permitirá o entendimento muito facilitado das condições contínuas.

Os sistemas dinâmicos são extremamente úteis na ciência, em vários ramos, como a Biologia, as Engenharias, a Física, a Química e a Economia. Qualquer análise que envolva evoluções temporais tende a fazer uso dos sistemas dinâmicos. Aqui, trabalharemos especialmente com exemplos da Economia por ser um economista que vos escreve.

imagem fonte: http://www.arlecchino.blogger.com.br/2005_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário